Logo con letras
favorite

Colabore

Complexo da Maré

O Complexo da Maré é um dos maiores complexos de favelas do Rio de Janeiro, sendo composto por 16 comunidades e habitado por aproximadamente 130 mil pessoas em cerca de 40 mil domicílios. Embora exista uma grande diversidade na composição das 16 comunidades que constituem a Maré, há questões sociais que se assemelham e implicam a diminuição da qualidade de vida da população local, destacando-se a falta de equipamentos públicos de saúde, cultura, lazer e educação. Tudo isso impacta fortemente na dinâmica local e impede o acesso à plenitude dos direitos em todos os sentidos.

De maneira geral, os seus moradores e as suas moradoras têm uma renda média entre um e dois salários mínimos; estudaram durante quatro anos; e trabalham no setor de serviços, construção civil e/ou em empregos que não exigem formação especializada. Em média, as famílias na Maré são compostas por quatro membros e quase 50% são mantidas pelo trabalho das mulheres, havendo muitos casos nos quais as crianças ajudam de alguma maneira na composição da renda familiar.

A Maré é marcada também por delimitações espaciais criadas pela violência local e constituídas por uma série de fronteiras, simbólicas e geográficas, entre pessoas e regiões dentro do próprio bairro. Nesse sentido, um dos maiores problemas enfrentados pelos/as moradores/as, diz respeito ao não reconhecimento dos seus direitos mais elementares.

Foto: Elisângela Leite / Redes da Maré